segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

“The Inner Game” - O Jogo Interior

O Jogo Interior


Em qualquer modalidade desportiva a verdade é que, para o atleta, e muitas vezes (sempre?)  para o treinador, e em qualquer jogo,  existem na realidade, dois jogos - um com o oponente (jogo exterior) e outro consigo próprio (jogo Interior). 

A forma como joga esse Jogo Interior, é muitas vezes determinante para o resultado final.

Ao enfrentar um adversário – aquele que cria situações adversas – o jogador/treinador passa por um processo de auto-conhecimento em que necessita de (re)conhecer os recursos que possui para lidar com os desafios que o oponente lhe pode eventualmente colocar.


 Existe também um processo que normalmente faz toda a diferença - Superação Interior – em que, reconhecendo as dificuldades adicionais que o adversário lhe pode criar, sente necessidade de desenvolver outros recursos, que normalmente já possui, mas que, por uma ou outra razão, não estão totalmente “disponíveis” nesse momento.
São esses recursos, que ajudam a ultrapassar alguns dos obstáculos “auto impostos”, tais como; medo, insegurança, falhas de concentração, crenças limitadoras, baixa auto estima, falta de motivação… que dificultam ou impedem o acesso da pessoa a todo o seu potencial.

 É um desafio gigantesco, alcançar o domínio ou a satisfação plena em qualquer empreendimento, sem desenvolver alguns níveis de habilidades, por vezes negligenciadas do Jogo Interior.

Há ocasiões em que tudo flui quase naturalmente, como uma espécie de “excelência sem esforço”. Nesses momentos a mente está tranquila e completamente focada. Acede-se então a estados neurofisiológicos, potenciadores de alto rendimento e performances de relevo.
Existem também outros momentos, em que tudo parece difícil, a mente repleta de auto critica, hesitações, híper análise, e as consequentes ações e/ou comportamentos desajeitados e ineficazes.

Estando em crer que preferirá a primeira situação, convém preparar-se para qualquer contexto em que necessite de se confrontar com a segunda…
Prepare-se...!


No Desporto e na Vida

Sem comentários:

Enviar um comentário