quinta-feira, 1 de março de 2018

Momentos Decisivos

Fortalecer o Compromisso

- Em todas as competições desportivas existem certos momentos em que vulgarmente se atinge aquilo a que chamamos “Momento Decisivo”.           
É nessa ocasião que algumas questões (existenciais?) se colocam aos atletas e aos responsáveis técnicos, sobre a forma como vão encarar o que aí vem; como vão conseguir atingir e manter uma elevada atitude competitiva; como vão implementar e manter níveis de confiança e de motivação elevados; como vão elevar os patamares de solidariedade no grupo; como vão alavancar níveis de desempenho apropriados; como vão fortalecer a crença nas capacidades individuais e colectivas; como vão conseguir superar-se…

Acredito, que o leitor confrontado com estas questões, desenvolverá respostas adequadas e bem sustentadas - que de bom grado receberei e “discutirei”, caso seja esse o objectivo - e poderá mesmo, desenvolver outras questões que a pertinência do assunto lhe reclame.

Por mim, quando confrontado com estas ou outras questões similares, a resposta que de imediato me surge é… “Fortalecer o Compromisso” - Fortalecer o compromisso individual e colectivo.
Compromisso com as metas pessoais, compromisso com as metas individuais dos outros elementos da equipa, compromisso com as metas e os objectivos colectivos da equipa
Fortalecer o Compromisso por pensar que esta é a forma mais eficaz para despoletar outras habilidades e outras capacidades que o tal “momento decisivo” vai exigir.     
Fortalecer o Compromisso porque esta é a chave que abre as portas da Motivação, da Atitude e do Empenho.                  
Fortalecer o Compromisso para aumentar a capacidade de Concentração, o espirito solidário, a capacidade de Superação e para potenciar uma ainda maior vontade de fazer tudo o que está ao seu alcance para melhorar o rendimento individual e global da equipa.  “Deixar tudo em Campo”

Um treinador e/ou um atleta fortemente comprometido está mais focado nas soluções do que nos problemas. Desculpas e passividade são termos que desconhece! Procura cuidar da sua preparação individual (técnica, táctica, física, mental) e ao mesmo tempo desenvolve fortes laços de união com os outros elementos, pois a única coisa que deseja e tem em mente, é que todos estejam bem e comprometidos com os objectivos.

Como se consegue este tipo de Compromisso? Não certamente por artes mágicas!
O Compromisso é algo que se constrói desde a mente.
O Líder deverá estar habilitado com os conhecimentos e as competências necessárias para, desde cedo, orientar e influenciar o grupo, para que este siga o caminho desejável - ter muita atenção à forma como o grupo “se forma” e implicitamente transmitir as informações corretas e as recomendações importantes. 
Ao treinador exige-se a formação necessária para intervir direta ou indiretamente (outros elementos do corpo técnico), transmitindo e aplicando os conceitos relevantes para a gestação de um verdadeiro Compromisso.
Bem mais proveitoso e profícuo, será sem dúvida, tomar algumas medidas profiláticas, gerando e aplicando os mecanismos e as ferramentas necessárias, preparando globalmente, desde cedo, a estrutura, para os momentos em que, na realidade, as questões expostas no inicio se possam colocar

É simples, e tu, Líder, Treinador, Capitão de equipa, deves saber fazê-lo. É da tua inteira responsabilidade. Se ainda não o sabes e/ou ainda não possuis as “ferramentas” necessárias…solicita ajuda. Exatamente da mesma forma que fazes para adquirir novas e melhores competências nas áreas técnicas, físicas, tácticas, estratégicas…
Sê cada vez mais competente a lidar com as outras pessoas e contigo mesmo!
No Desporto e na Vida.




Sem comentários:

Enviar um comentário