domingo, 25 de março de 2018

Processo e Resultado


Foco no processo


 - “O que conta é o resultado!”
Quantas vezes já ouviu esta expressão no âmbito desportivo, ou até mesmo em qualquer outra área da sua vida?

Concorda com esta afirmação?
 - É normal que concorde, o resultado é mesmo muito importante, pois, na  verdade, para ser bem-sucedido(a), normalmente tem que ter bons resultados -
A questão que pretendo colocar hoje é; como proceder para aumentar em termos significativos as hipóteses de alcançar um resultado que o(a) satisfaça?
Se o resultado, é de facto o mais importante, quererá isto significar que o seu foco deve, intencionalmente, estar direcionado de forma veemente, enérgica e exclusiva para o resultado final?
 É aqui que aparece o Processo. 


“Processo” e “Resultado” são conceitos diferentes, quase sempre interligados, aceitando eu, que é muito mais fácil estar focado no resultado do que no processo, pois o que verdadeiramente conta, o que se valoriza, é a vitória, não a “quase vitória”!
O cerne da questão está no facto de que, quando atribui mentalmente uma importância vital, desmesurada, ao resultado final, à classificação, à vontade de vencer ou até mesmo ao medo de perder, essa concentração poder fazer com que a sua atenção sofra alguns desvios (e quase sempre isso acontece), com reflexos no resultado final.
A interligação entre processo e resultado é reforçada pelo facto de, invariavelmente, o resultado só aparecer mais tarde. O resultado aparece na sequência do processo. O resultado é o futuro e, antes de qualquer coisa acontecer, não existem certezas sobre…o que vai acontecer!
Em muitas circunstâncias, muitos contextos, muitas situações, vencer ou sair derrotado, em boa verdade, é algo que não pode controlar. Existem múltiplos factores que podem condicionar o resultado final e que estão fora da sua zona de controle.
Por outro lado, se estiver mais focado no “Processo”, estará a prestar uma maior atenção e a dar uma maior importância ao que pode fazer, potenciando dessa forma um nível de  desempenho superior, não só durante a competição como também na forma como se vai preparar - física, técnica, estratégica e mentalmente -  para abordar o desafio.
 Estará, seguramente, mais concentrado em “coisas” e “cenas” que dependem exclusivamente de si, que estão (direta ou indiretamente) sob o seu controle ou que pode influenciar e que constituem o “agora”…o presente!

O “Resultado” vem depois do “Processo”. O resultado é futuro, o processo é presente.

O que verdadeiramente controla, são as suas acções, os seus comportamentos, aquilo que faz, a forma como se prepara para o desempenho!
O paradoxo do foco intenso e único no resultado é que as hipóteses de alcançar um resultado satisfatório diminuem. Porquê? Porque tal como digo anteriormente, o resultado só vem no final. Se estiver demasiadamente focado(a) no resultado, o foco no processo, no “agora”, diminui, permitindo à mente divagar e especular sobre o “depois”.

Outra razão estará seguramente presente na sua resposta à questão que agora lhe coloco; o que o(a) faz sentir mais nervoso(a), com os níveis de ansiedade mais elevados, com alguma tensão extra ou até “suar das mãos”…
concentrar-se no Resultado ou no Processo?
Atrevo-me a pensar que a resposta, como acontece na maioria dos casos, tenderá para “O Resultado”.


Quando aumenta exponencialmente o seu foco nas especificidades do processo, no que necessita de fazer, no que quer realmente fazer, para melhorar o seu desempenho, muitas mais probabilidades terá de alcançar o resultado que ambiciona.




Se tem um desafio na sua vida pessoal/profissional, ou se é um atleta (neste caso particular), recomendo que pense no resultado final apenas o tempo suficiente para criar um estímulo específico que lhe permita colocar a atenção, o foco e o compromisso nas capacidades, nas habilidades e nas técnicas que irão potenciar ou alavancar um desempenho superior.
Se é líder, treinador, e as pessoas que estão sob a sua responsabilidade tiverem um “dia bom”, não fique pelo “bom trabalho malta…parabéns” e aproveite esse momento para os ajudar a entender, o(s) porquê(s), do bom desempenho e a estrita ligação do mesmo com o desenvolvimento dos processos estratégicos delineados.
 Se tiverem um “dia mau”, encoraje-os, reconforte-os e identifique com eles as razões para que tal tenha acontecido, preparando-os desde logo para que, na próxima vez, possam fazer…diferente!
Tudo começa por reconhecer que, como todo o ser humano, só pode estar completamente concentrado, numa coisa de cada vez. Tendo - eu sei que tem! - a capacidade para substituir o seu foco no Resultado, pela concentração no Processo, nesse exacto momento a sua mente vai dirigir uma maior atenção para as estratégias, para as sensações, emoções, atitudes e pensamentos que aumentam a probabilidade de um desempenho de excelência.

“Onde colocas a atenção, fui a energia”
Estar concentrado no "Processo", além de potenciar um rendimento superior, é o caminho mais simples para alcançar o "Resultado" que ambiciona!
...No Desporto e na Vida





Sem comentários:

Enviar um comentário