segunda-feira, 19 de março de 2018

Oportunidade e Competência


Reconhecer e aproveitar as oportunidades.


“De maneira nenhuma fiquei frustrado por não ser chamado antes. A minha chamada foi por lesões, mas às vezes as oportunidades chegam assim na nossa vida" Jonas - Março 2016 (convocatória para a selecção brasileira)



“É no exacto momento em que a preparação se cruza com a oportunidade, que acontece aquilo a que vulgarmente chamamos sorte”


Por vezes ser competente (estar preparado), não é o suficiente para se alcançar o sucesso; ou por não se tirar proveito de uma oportunidade - conjunto de circunstâncias propicias a algo, num determinado momento – ou porque quando a tal oportunidade, como para nos testar, chega de tal forma camuflada, que não lhe damos o real valor ou nem sequer conseguimos descortinar naquilo que acontece…uma oportunidade.
A minha pergunta é a seguinte:“Será que o leitor é uma pessoa suficientemente atenta às oportunidades que vão surgindo, ou pelo contrário, vive encostado ao muro das lamentações, queixando-se de forma sistemática que as tais oportunidades nunca surgem para si; que quando aparecem não é no momento certo; que tem azar…? Etc.

 Para vencer na vida, além de se estar preparado, é necessário estar atento às oportunidades que vão surgindo. Estar à espera que qualquer alma mais caridosa ou mesmo a providência divina nos faça chegar a informação certa, de que aquele momento é uma oportunidade, pode revelar-se fatal!

O caminho para o sucesso começa com a sua capacidade para reconhecer as oportunidades que surgem na sua vida e depois, com a sua aptidão, competência e esforço para a transformar numa realização pessoal.
- Era uma pessoa tão crente no seu Deus, com tanta fé e tão cumpridor dos mandamentos próprios da sua religião, que num dia de tremendo dilúvio, empoleirado no telhado de casa, respondeu a um barqueiro que o queria ajudar:                                           “Não, obrigado, o meu Deus irá salvar-me.”
Já enregelado e com a água pelo pescoço, recusou também ser retirado por um helicóptero de resgate, com a mesma resposta;
“Não, obrigado, o meu Deus irá salvar-me”

Como é fácil de prever, passado algum tempo foi diretamente para o Paraíso, onde o seu Deus atónito lhe disse;
“Por aqui? Que surpresa. Que te aconteceu?

Revoltado com o seu destino o homem respondeu mal-humorado:
“Está surpreendido? Eu que sempre segui e cumpri as suas regras, fiz tudo o que pediu para fazer, e no momento que mais precisava abandonou-me…Afoguei-me!
“Mas como te afogaste se te “enviei” um barco e até um helicóptero?

Presta bem atenção às oportunidades que vão surgindo!
 No Desporto e na Vida


Sem comentários:

Enviar um comentário