sexta-feira, 9 de março de 2018

Inteligência Emocional - Desempenho Óptimo


 Flow – "Quando o difícil parece fácil" 



 - Gosto de definir FLOW (estado de fluxo) como um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia. É um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou desempenho ótimo.

Geralmente a pessoa acede ao Estado de Fluxo (Flow) quando está a fazer aquilo que mais gosta de fazer.

O “estado de fluxo” é (re)conhecido por muitos atletas como o momento em que a excelência se consegue sem esforço, em que os adversários e o público desaparecem numa fantástica absorção pessoal do momento!
“Como o fiz? Não sei, apenas recordo o facto de me sentir calmo, imensamente feliz e completamente absorvido pelo que estava a fazer”


- Quando uma pessoa faz aquilo que mais gosta de fazer, a motivação é mais poderosa, concentra-se com mais facilidade e fica tão profundamente envolvida e absorvida na actividade, que nem percebe que o tempo passa. Naquele momento não pensa em mais nada, não pensa nos problemas que eventualmente ocorreram antes, nem no que terá de fazer depois. Fica inteiramente focado no presente no… “aqui e agora”  



A essência do “flow” está na capacidade para aceder a um estado de concentração absoluta -  não permitindo ser assaltado por pensamentos de êxito ou de fracasso - focando-se intencionalmente na tarefa a desenvolver, e projectando na mesma uma grande satisfação, apenas pelo simples motivo de o poder fazer! 
O mero prazer do acto em si mesmo é que mais o(a) motiva!

Ser capaz de entrar em fluxo (de fluir) é a Inteligência Emocional no seu melhor. O “Flow” representa, muito possivelmente, o ponto mais alto em matéria de domínio das emoções ao serviço do desempenho. Mais do que controlar as próprias emoções, em estado de fluxo a pessoa energiza-as de forma positiva, alinhando-as com a tarefa, sem permitir ser “apanhado(a)” pela tristeza do desânimo ou pela agitação da ansiedade.

A concentração completa na tarefa proporciona um grande alivio na normal turbulência emocional, fazendo ao mesmo tempo com que a tarefa se desenvolva, aparentemente sem esforço.
A entrada na zona de fluxo acontece muitas vezes quando o atleta, em tarefas em que é exímio, se sente desafiado por exigências maiores do que o habitual.

“As pessoas parecem concentrar-se melhor quando as exigências que lhe são feitas são maiores do que o habitual, e são capazes de dar mais do que o habitual! Se a exigência é demasiado baixa, aborrecem-se; se é excessiva, ficam ansiosa. O fluxo acontece nessa delicada zona entre o tédio e a ansiedade”  - Mihaly Csikszentmihaiyi

Algumas orientações para mais facilmente acederes ao FLOW na modalidade (actividade) da tua preferência.

Encontra as tuas melhores respostas para as seguintes perguntas:

1 – O nível de desafio da tarefa e as tuas competências estão alinhados?
     - recorda que se for demasiado fácil podes sentir algum tédio e se for demasiado exigente em relação às tuas competências actuais, podes ficar demasiado ansioso. O patamar do desafio e o da competência devem estar alinhados.

2 – Onde está o teu foco?
     - elimina as distrações que podem desviar a tua atenção do que é realmente importante. É onde colocas a atenção que flui a energia.

3 -  Quanto tempo dispões?
    - para deixares fluir (entrar e imergir no Flow), necessitas de algum tempo, principalmente no inicio em que o desafio pode ser maior.

4 – Como te sentes?
   - se te sentires demasiado ansioso, preocupado, aborrecido…faz uma pausa e altera esse estado, antes de iniciares o processo.
  - Como se altera rapidamente o estado? Se estiveres atento aos artigos que vou publicando neste blog, facilmente encontrarás a resposta mais adequada para ti e/ou a que melhor te sirva!

No Desporto e na Vida
   
    





   
   


Sem comentários:

Enviar um comentário