sexta-feira, 18 de maio de 2018

Causa e Efeito


Causa e Efeito

 - Governa a tua vida, para além dos resultados profissionais!

Por baixo do equipamento de um desportista, por baixo do fato macaco, ou por baixo do fato e da gravata existe uma pessoa. A “pessoa”, por mais que custe por vezes aceitar, influi de forma decisiva no rendimento desportivo ou profissional do mesmo.

Muitas pessoas dirão que isso é óbvio.
Em teoria de facto, é óbvio. O certo é que existem muitos desportistas, muitos profissionais, que ao vestirem a roupa de desporto, ou a roupa do emprego o esquecem.

Somos pessoas, com uma vida própria, que vai muito para além do estritamente desportivo ou do estritamente profissional
Na minha vida ligada ao desporto, tenho notado que um “hábito” muito comum entre desportistas de alto rendimento é fazer com que a sua vida gire em torno da actividade que pratica. O “chip” da carreira curta, condiciona e embora concorde que há que viver intensamente esta parte, não podemos correr o risco de viver exclusivamente para a actividade desportiva.
Somos pessoas, com uma vida, para além do desporto!
Aprender a separar o “profissional” da pessoa, é fundamental, principalmente nas componentes Mentais/Emocionais para assim conseguirmos lidar de forma mais eficaz com os momentos menos bons, com os resultados negativos, com as prestações menos conseguidas.
É comum ouvir atletas dizerem, que quando jogam bem, quando ganham, a sua vida pessoal flui de outra maneira. Quando as coisas, desportivamente correm bem, a sua vida também corre…muito bem.
Pois…mas o contrário, ainda é mais verdade!
Se só o resultado mandar e o foco estiver apenas colocado no “trabalho”, levaremos para “casa” toda essa má disposição que o resultado eventualmente provocou, fazendo com que a vida pessoal sofra transtornos de vária ordem.
Em termos de causa e efeito, uma má prestação em competição, no emprego ou mesmo no treino, potencia momentos desagradáveis a nível pessoal.

Nessas situações, tendemos a “preferir” passar mal – tipo auto punição – em vez de procurarmos em “casa” (amigos, família…) a ajuda para melhor ultrapassarmos esse momento e esse estado emocional.
Assim, passamos muito do nosso tempo a auto flagelar-nos com toda a espécie de pensamentos negativos o que pode acarretar a falta de descanso necessário e muitas vezes também uma imprópria alimentação, quase “garantindo”, dessa forma um grande condicionamento para a próxima prestação.
Como amenizar ou resolver este problema?
Invertendo as prioridades.
Não se trata de ter uma boa prestação desportiva, uma venda fora de série, um negócio fantástico a nível profissional, um vinte no exame para “estar bem” no plano pessoal. Acredito que “estar bem” a nível pessoal é o primeiro passo para um bom rendimento a nível profissional.

Trata-se de “dar a volta à coisa”. Despojarmos-nos o mais rapidamente possível das emoções negativas que nos deixam “em baixo”, para assim podermos tranquilamente analisar as razões porque correu menos bem e gerar estímulos que possam potenciar outro tipo de rendimento em prestações futuras.
Trata-se de governarmos a nossa vida para além dos resultados desportivos (ou outros), em vez de permitirmos que esses resultados governem a nossa vida.
Desfrutar da vida para além do desporto, é tão importante como treinar bem e ter os cuidados recomendados a um desportista de elite.
Por baixo do equipamento está uma pessoa. Se essa pessoa estiver feliz, certamente irá potenciar um rendimento muito superior ao de uma pessoa que não esteja feliz.
Cuida da tua vida pessoal e das tuas relações para assim encontrares o ambiente necessário para recuperar forças sempre que necessites.
Encontra momentos de PAZ, de TRANQUILIDADE, de DIVERSÂO, de ENTRETENIMENTO e de CRESCIMENTO para lá do estritamente desportivo

No Desporto e na Vida



Sem comentários:

Enviar um comentário